Lugares para fazer ensaio fotográfico em Belo Horizonte

4min de leitura

Você quer muito fazer seu ensaio, mas não sabe onde? Vem comigo que te ajudo!

Belo Horizonte tem muitos lugares interessantes e às vezes negligenciados, tanto pelos fotógrafos, quanto pelos clientes, por achar que são clichê ou às vezes por não serem "chiques o suficiente".

A boa notícia que te dou é: qualquer lugar é lugar para fotografar e fazer fotos lindas, desde os mais conhecidos e já utilizados há anos como palco de fotografias, até os mais diferentes.

Seguem aqui alguns lugares de acesso ao público onde já fotografei e indico para você fazer as suas tão sonhadas fotografias:

Praça da Liberdade 

Na foto: Gabriela

Vamos começar pelo mais conhecido. A praça pode ser explorada de diversos ângulos, não necessariamente apenas nos mais habituais, como a rua central e o coreto (mas pode também). As plantas da praça são uma excelente possibilidade para fotografias mais ligadas à natureza, por exemplo, sem que apareça a praça como um todo; os prédios ao redor dão uma pegada urbana mais histórica e valorizam muito o cenário; as ruas e avenidas ao redor, os cruzamentos, a biblioteca… Possibilidades são o que não faltam nessa praça tão querida e conhecida dos belo-horizontinos.  

Na foto: Gislene


Praça Floriano Peixoto 

Localizada no bairro Santa Efigênia, a praça Floriano Peixoto é uma excelente opção para quem não quer dividir o cenário com outros fotógrafos. Como poucos vão lá para fazer ensaios fotográficos, fica muito tranquilo escolher os cantinhos da praça. Lá tem bastante área verde e um coreto de pedra lindo no meio, o que deixa as fotos um charme. Além disso, há um prédio da polícia militar na rua de cima da praça, que tem a fachada bem imponente e interessante para fotos.

Na foto: Maria Laura


Parque Municipal 

Na foto: Luiza

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, mais conhecido como só “Parque Municipal” mesmo, que fica no Centro de BH, é muitas vezes deixado de lado por fotógrafos e modelos. Talvez por ser difícil de estacionar nos arredores, ou por ser um lugar pouco diferente. Porém, o parque tem vários lugares distintos dentro dele, um monte de cantinhos legais para curtir e fazer fotos lindas. Não vamos negligenciar o que parece “clichê”, ok? É só buscar outros ângulos, outros olhares.

Na foto: Ana Flávia e Lucas


Parque Municipal Jacques Cousteau

Localizado na região Oeste de BH, no bairro Betânia, o parque Jacques Cousteau é muito procurado para ensaios fotográficos, por ter um charme ímpar! Além de ser uma opção maravilhosa para uma tarde gostosa com a família. A vegetação de lá é muito bem cuidada e há monumentos artísticos super charmosos. Uma delícia de lugar.

Na foto: Manu


Viaduto Santa Tereza

Na foto: Rafael

Um dos cartões postais de BH é uma excelente opção para quem quer um ensaio fotográfico com pegada bem urbana. O viaduto fica localizado na divisa dos bairros Centro e Floresta. O próprio viaduto já é uma bela construção arquitetônica, mas os arredores também nos oferecem olhares fotográficos interessantes. A rua Sapucaí, atualmente conhecida como Mirante de Arte Urbana, de onde conseguimos avistar a Praça da Estação e também os grandes murais pintados em prédios do Centro da cidade, fica ali do ladinho do viaduto. Embaixo do viaduto também há vários grafites e cores, bem característico daquela pegada urbana de ensaio que muitos adoram. 

Na foto: Áurea


Bairro Santa Tereza

Um dos bairros mais tradicionais da capital mineira, que mistura boemia com tranquilidade. Um charme de bairro, com muitas casas e pouquíssimos prédios altos. Calmo durante o dia, com um ar gostoso de cidade de interior ao redor da Praça Duque de Caxias, com pessoas que param um pouquinho do dia para tomar um sorvete ou apenas sentar em algum dos bancos da praça para passar o tempo. E agitado à noite, com bares cheios, com comida, bebida e prosa de boa qualidade.

Na foto: Thais


Escola Guignard

Escola de Arte da Universidade do Estado de Minas Gerais, que formou importantes artistas mineiros, localizada no bairro Mangabeiras. A Guignard tem uma arquitetura linda e muito charmosa, que ambienta muito bem as fotografias de quem faz ensaio lá. Pode-se acessar a parte de fora da escola livremente (bom, pelo menos nunca tive problema nenhum para fotografar lá).

Na foto: Luiza


Praça do Papa

Mais um cliché lindo e necessário! A Praça do Papa mostra uma vista muito bonita da cidade, como um mirante. Além disso, quando olhamos para o outro lado, nos deparamos com a bela face da Serra do Curral, super imponente e linda! Por mais que muitas pessoas fotografem lá, faz sentido, não é? Aquela praça é muito especial.

Na foto: Paloma


Jardim Botânico/Jardim Japonês

Na foto: Karynne - Jardim Japonês

Localizados dentro do Zoológico de Belo Horizonte, são lugares lindos para fazer belas fotos! Paga-se uma taxa para entrar por pessoa e outra por carro. O problema é que, quando se trata do Jardim Botânico principalmente, temos que contar com a sorte, porque ele às vezes é esquecido pelo poder público, então pode ser que esteja descuidado (triste!). Mas, quando está tudo nos conformes, há várias flores e é de se emocionar! Além de uma estufa super interessante que tem lá dentro.

Na foto: Ludmila - Jardim Botânico


Praça Alberto Dalva Simão (Praça de Iemanjá)

Localizada na frente da Casa do Baile, na orla da Lagoa da Pampulha, essa praça passa muitas vezes despercebida pelos turistas e belo-horizontinos que caminham ao redor da lagoa. Porém, ela apresenta umas estruturas arquitetônicas muito interessantes em seu interior, que podem ser excelentes para ensaios fotográficos diferenciados. 

Na foto: Rayane


Bom, em resumo, Belo Horizonte é uma cidade com várias possibilidades de passear, aproveitar, se encantar e, é claro, fotografar. Essas foram apenas umas poucas para inspirar vocês. O que acha de conhecer um pouquinho mais da capital mineira e enxergá-la com um olhar mais amoroso e atento?

Bons passeios e boas fotos!

Lugares para fazer ensaio fotográfico em Belo Horizonte

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL